top of page
Uma das atividades a realizar é a produção de materiais de informação e sensibilização em conjunto com a comunidade procurando elos culturais e afetivos e linguagens criativas em defesa dos valores da Igualdade.
Materiais de Informação e Sensibilização
MATERIAIS DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
CAMPANHA - Casa (não) violenta
Em conjunto com as mulheres do MDM de Montemor-o-Novo desenvolvemos esta campanha para a Feira da Luz, em Setembro de 2013. As imagens apresentadas dão protagonismo a utilizações subtilmente violentas de objetos ligados ao espaço doméstico e são apresentadas juntamente com dados relativos aos crimes ocorridos na esfera da vida privada.
CARTAZES - Violência no Namoro
Cartazes produzidos em conjunto com os/as alunos/as das escolas onde realizámos as ações denonimadas "Esticar a corda".
c1.png
c2.png
1/3
"Iguais no Amor"
Liberdade
S7Título
"Família"
"Manhã"
True Colors (a)
EXPOSIÇÃO: SONOS FALADOS
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher o núcleo de Évora do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e a equipa do projeto Criar Mundos De Igualdade I Agir E Convergir Para Mudar promoveram em Parceria com o Museu de Évora, a exposição Sonos Falados.Em 2014 são celebrados os 104 anos da declaração e reconhecimento do 8 de março como Dia Internacional da Mulher.Sonos Falados é um projeto artístico de carácter colaborativo que conta com a participação de 104 mulheres de setores profissionais distintos.A proposta consistiu em distribuir por um conjunto heterogéneo de mulheres uma pequena almofada e colocar-lhes o desafio de fazer uma intervenção plástica na mesma.A almofada enquanto objeto é o local físico onde são depositados diariamente os sonhos, as ansiedades, os medos e as ambições que se vão encadeando diariamente.O desafio foi assim um convite a tentar representar simbolicamente o seu depositário de sonhos e/ou medos, isto é, deixar sobre a almofada as formas que contornam algumas das suas preocupações ou sonhos.Sonos Falados é a exposição de 104 objetos intervencionados pelas 104 mulheres que participaram neste projeto e que foram convidadas quer a nível individual quer pelo trabalho que desenvolvem em algumas instituições. Deixamos aqui algumas das imagens das almofadas que integram esta exposição.
REVISTA
Criar Mundos de Igualdade- Agir e Convergir para Mudar
O núcleo de Évora do MDM iniciou em Dezembro de 2012 o projeto Criar Mundos De Igualdade - Agir E Convergir Para Mudar financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) e apoiado pela Comissão de Igualdade de Género (CIG) através do qual pretende intervir no combate à Violência Doméstica e de Género.
Foram realizados workshops e fóruns de discussão nas escolas e em espaços públicos, bem como diversas ações de sensibilização, com o intuito de romper silêncios no que diz respeito a temas como a violência doméstica, igualdade de género, MGF (mutilação genital feminina) e tráfico de seres humanos, pois consideramos que a informação, reflexão e discussão são armas fundamentais no combate à erradicação dos fenómenos mencionados.
A criação artística foi a proposta para a sensibilização da população e a reunião em círculos de interesse a proposta para a reflexão. O projeto deu particular atenção à comunidade escolar e às mulheres vítimas.
É com muito gosto que a/o convidamos a ler o boletim informativo que tem como objetivo sintetizar conteúdos e refletir as temáticas sobre as quais o projeto se direciona, servindo assim como elemento de sensibilização junto de públicos diversos no combate contra a violência em geral e contra a as mulheres em particular.
Em anexo Revista nº1 : Criar Mundos de Igualdade - Agir e Convergir para Mudar
bottom of page